Móveis para banheiro: como escolher?

Móveis para banheiro: como escolher?

Escolher os móveis para banheiro é uma tarefa muito importante. Afinal, eles contribuem para a estética do espaço, reforçando o estilo decorativo, e também para trazer mais funcionalidade ao dia a dia, deixando tudo mais organizado.

Porém, para atingir esses objetivos, é importante ter atenção e cuidado em alguns pontos. Veja as dicas que separamos e escolha os melhores móveis para o seu banheiro!

Necessidade de organização

O primeiro ponto é pensar na sua necessidade de organização, ou seja, em todos os itens que você precisará guardar no banheiro. Em geral, eles envolvem toalhas de corpo e de rosto, produtos de higiene pessoal, produtos de higiene em geral, rolos de papel higiênico, cremes para o cabelo e para o corpo, shampoos, sabonetes, cestinhas de medicamentos etc.

Quanto mais itens você tiver para organizar, mais armários e outros móveis irá precisar. Considere também o espaço disponível no seu banheiro para todo esse mobiliário, medindo muito bem embaixo da pia e as demais paredes e “cantinhos” que possam ser aproveitados.

Estilo do banheiro

Os móveis para banheiro precisam combinar com o estilo decorativo do espaço. Isso significa cores e detalhes em sintonia. Então, primeiro, defina qual será o estilo do seu banheiro.

São muitas as opções, como: contemporâneo, urbano, rústico, luxuoso, moderno, vintage etc. Cada uma dessas alternativas tem suas características próprias. E, além do estilo, é importante considerar os aspectos próprios do seu banheiro, como tamanho, nível de iluminação, formato etc.

Um banheiro pequeno, por exemplo, fica melhor com móveis e revestimentos em tons claros e neutros, que ajudam a trazer uma sensação de amplitude. Móveis e parede da mesma cor facilitam essa sensação de continuidade.

Se quiser um banheiro mais descontraído e criativo, no entanto, você pode usar alguns móveis coloridos, como os nichos e prateleiras. Outra saída para banheiros pequenos são os móveis espelhados, que refletem o espaço e fazem com que ele pareça maior.

Tipos de móveis para banheiro

É importante pensar nas características de cada tipo de móvel, considerando as suas necessidades de organização.

O gabinete embaixo da pia é o mais usual – e o principal em termos de armazenamento. Ele pode aparecer em diferentes formatos e configurações, dependendo das suas necessidades. Como versões com gavetas, gavetões, com ou sem prateleiras internas, portas de abrir, de correr ou portas basculantes.

Além dele, muitas pessoas também optam pelo armário em cima da pia. Ele é excelente para livrar a bancada de itens como escovas e pasta de dente, fio dental, escovas de cabelo e outros produtos menores.

Esses armários também se apresentam em diferentes tamanhos e configurações. Muitos vêm com espelho, trazendo funcionalidade e beleza. Os banheiros pequenos são favorecidos com armários com grandes espelhos, trazendo a sensação de amplitude. Há modelos com pequenas prateleiras laterais e outros com portas de abrir ou de correr.

Por fim, você pode adicionar mais armários e itens de organização como os nichos e as prateleiras. Esses itens verticais são excelentes para otimizar o espaço e podem organizar as toalhas de banho e de rosto, rolos de papel higiênico e itens de decoração, como os vasinhos de plantas.

Além desses, você poderá inovar, principalmente caso tenha um banheiro maior, incluindo, por exemplo, toalheiros, estantes, aparadores etc.

Materiais dos Móveis para Banheiro

Os materiais dos móveis para banheiro também são muito importantes e devem ser avaliados com cuidado. É importante que o material seja fácil de limpar, não manche e suporte as condições dos banheiros, como umidade, presença de vapor de água e outros produtos químicos.

A madeira é a mais usada, especialmente o MDF. Porém, móveis de madeira precisam de tratamento para garantir que suportem a umidade. Outras boas ideias são os móveis com portas espelhadas, de vidros ou de aço. Avalie suas necessidades, seu estilo e o custo-benefício de cada material, pensando na longevidade dele.

Se desejar criar um ambiente mais sofisticado, poderá pensar em materiais mais nobres, como mármore, granito ou porcelanato.

Cores

Outro ponto importante é avaliar as cores dos móveis para banheiro. Se você tem um ambiente todo neutro, com cores claras, pode adicionar um pouco de contraste com o mobiliário, em tons coloridos ou em detalhes em madeira natural.

Mas também é possível usar móveis para banheiro, revestimentos e paredes todos da mesma cor, em tons claros e neutros, ganhando amplitude e criando um espaço clean e contemporâneo.

Viu só como não é tão difícil escolher os móveis para banheiro? Coloque nossas dicas em prática: conheça as opções de nichos da Tondo e organize seu banheiro com mais estilo!

Entrar

Criar uma conta

Recuperar senha

Esqueceu sua senha? Digite seu e-mail ou usuário. Nós enviaremos um link por e-mail para alteração da senha.

Carrinho 0