Como decorar um banheiro pequeno?

Como decorar um banheiro pequeno?

Decorar um banheiro pequeno é algo que exige cuidado e atenção, garantindo amplitude ao espaço e evitando que ele fique sobrecarregado e desorganizado.

A boa notícia é que, com alguns truques, é possível transformar totalmente seu banheiro compacto, deixando-o mais claro, amplo e arejado, favorecendo o bem-estar e o relaxamento. Não sabe como decorar um banheiro pequeno? Siga com a gente!

Cores

As cores são muito importantes em ambientes pequenos. Prefira os tons claros e neutros, que ajudam a dar amplitude e favorecem a iluminação, fazendo com que o banheiro pareça mais amplo e arejado.

O branco é a cor mais usada, mas além dela você pode investir em tons de cinza claro, bege, rosé, entre outras cores claras. Essas tonalidades podem aparecer nos revestimentos de piso e parede.

Para não deixar o banheiro muito sem graça, você pode investir em revestimentos com textura ou fazer uma nova paginação. Por exemplo, usando o metro white na parede com paginação de escama de peixe, trazendo movimento e quebrando a monotonia.

Ainda é possível pensar em alguns detalhes coloridos para trazer um destaque. Você pode usar algumas pastilhas coloridas em uma das paredes do box ou detrás da pia. Ou ainda usar nichos decorativos coloridos como pontos focais.

Armários

Os armários são essenciais nos banheiros pequenos, porque ajudam a organizar tudo o que você precisa, evitando sobrecarregar as bancadas. Eles também podem contribuir com a amplitude do local.

Usar armários na mesma cor da parede faz com que o ambiente pareça mais amplo. Você também pode fazer uma decoração tom sobre tom, ou ainda usar os armários para criar um contraste focal.

Só tome cuidado com os armários em cores muito pesadas, como de madeira escura, que podem sobrecarregar o ambiente. Se você gosta de armários de madeira, trazendo um toque mais rústico ou nórdico, prefira as madeiras claras, que não pesam visualmente.

Meça muito bem o ambiente antes de comprar os armários e demais móveis. Sempre preze pela funcionalidade, otimizando muito bem o espaço disponível.

Organização

A organização é outro ponto crucial quando o assunto é decoração de banheiros pequenos. Nada pior do que objetos espalhados pela bancada e se acumulando no banheiro, fazendo com que o ambiente pareça ainda menor e sufocante.

Além dos armários, você pode pensar em itens extras que ajudam a organizar, como os nichos de parede, prateleiras e cestos. Os nichos e as prateleiras têm a vantagem de serem abertos (sem portas), pesando menos visualmente.

É claro que, por serem abertos, isso também significa que você terá de redobrar o cuidado com a organização dos itens, que ficarão à vista. Se o seu banheiro é todo em cor clara e neutra, use nichos e prateleiras para criar contraste, adicionando um ponto de cor, como amarelo, vermelho ou em versões que reproduzem madeira, cimentício ou pedra.

Espelhos

Os espelhos são um grande truque na decoração de ambientes pequenos. Como eles refletem o espaço, fazem com que o ambiente pareça ter o dobro do tamanho. Um espelho grande, tomando quase toda uma parede, é excelente para produzir esse efeito.

Você pode usar um grande espelho sobre a pia, indo até o teto. Ou um espelho no armário, ou ainda armários com portas espelhadas. Todos esses são excelentes truques. Só tome cuidado com o que o espelho está refletindo, evitando colocá-lo em frente à luz solar, por exemplo.

Revestimentos

O que não faltam são opções incríveis de revestimentos para banheiro – e a escolha dependerá muito do estilo que você deseja.

Os porcelanatos e cerâmicos que recriam o mármore estão em alta. E a dica é optar pelos modelos com fundo claro, que reproduzem mármore branco. Além desses, você também pode usar as versões que recriam cimento queimado ou as cerâmicas amadeiradas.

Em relação à segurança, prefira as versões antiderrapantes. Se for usar porcelanato ou cerâmica, evite as versões com brilho, como os polidos, que, em contato com a água, se tornam muito escorregadios.

Para a parede, são inúmeras opções. O metro white é uma tendência, assim como as pastilhas e os azulejos trabalhados e decorados, que parecem pintados à mão, com diferentes estampas e até com relevo.

Uma opção mais ousada é o papel de parede. Já existem modelos específicos para serem usados em áreas úmidas, com tecnologia que os tornam mais resistentes ao vapor e a água.

Iluminação

A iluminação ajuda a trazer funcionalidade e a deixar mais aconchegante o seu banheiro pequeno. Além da iluminação central, considere o uso de spots direcionados, por exemplo com luzes no espelho e na bancada.

Os espelhos com luzes de LED também são excelentes alternativas, ajudando a enxergar melhor para se maquiar e fazer outras atividades.

Estilos

Os estilos decorativos são responsáveis pela personalidade do seu banheiro. Todos os estilos podem ser adaptados a locais pequenos, por isso considere suas preferências.

Os banheiros contemporâneos são tendência, com detalhes modernos, como chuveiros modernos, louças pretas e torneiras com um design elegante.

Além desse estilo, você também pode optar pelos banheiros rústicos, com detalhes em madeira e ferro, o banheiro vintage, em especial com tons candy colors, que ajudam a trazer uma sensação maior de amplitude e os urbano-industriais, com detalhes em cimento queimado, metais escuros e luminárias em trilhos.

Você pode finalizar a decoração do seu banheiro pequeno com outros detalhes e objetos decorativos, como quadros, vasos de flores, bandeja com aromatizadores, entre outros.

Curtiu nossas dicas para decorar banheiro pequeno? Siga a gente no Instagram e veja mais inspirações incríveis para transformar o seu banheiro!

Não deixe de conferir também nosso catálogo de produtos.

Entrar

Criar uma conta

Recuperar senha

Esqueceu sua senha? Digite seu e-mail ou usuário. Nós enviaremos um link por e-mail para alteração da senha.

Carrinho 0