Banheiro social: tamanho, onde ficar e dicas de decoração

Banheiro social: tamanho, onde ficar e dicas de decoração

O banheiro social, geralmente, é o mesmo que lavabo. Ele é projetado para que as visitas tenham um espaço reservado para lavar as mãos e fazer as necessidades de maneira confortável, sem ter que adentrar pela residência.

Normalmente, o banheiro social é menor que os banheiros tradicionais, porque dispensam a necessidade do box do chuveiro. Mas isso depende muito da sua residência e das suas necessidades. Em alguns casos, o banheiro social pode ser aquele compartilhado pela maioria dos quartos.

Quer entender melhor? Siga conosco!

Onde o banheiro social deve ficar?

O recomendado é que o banheiro social fique próximo aos quartos, por exemplo em um corredor. Caso ele seja o único banheiro da casa, precisa ter fácil acesso também para as visitas, mas não deve ficar muito próximo das áreas sociais, garantindo privacidade e evitando desconforto para os demais presentes.

No caso do lavabo, como ele não é um ambiente completamente úmido (por não ter o box), pode ser uma continuidade do espaço social da casa. O ideal é optar por uma área próxima de onde já existam tubulações de água e de esgoto.

Qual o tamanho do banheiro social?

O tamanho do banheiro social dependerá muito dos usos que ele terá. Se for o banheiro principal da casa, precisará ser maior, já que deverá contar também com a área do box. Mas claro, tudo depende do tamanho da sua casa.

Em casas pequenas, os banheiros sociais podem ter em média 2,5 m x 1,25 m. Para uma casa maior, é possível criar um banheiro mais confortável, em torno de 3 m x 1,50m ou maior.

O lavabo pode ser menor, porque não precisará da área do box. A medida mínima recomendada é de 80 cm x 120 cm. Mas é claro que esta medida poderá ser ampliada, dependendo do tamanho da sua casa e das suas necessidades.

Como decorar um banheiro social?

A decoração dependerá muito da função que o banheiro social terá. Para os lavabos, há mais liberdade.

Os revestimentos, por exemplo, não precisam ter o cuidado em relação à água. Assim, caso vá usar porcelanato, poderá preferir as versões com acabamento polido, porque eles não terão contato com a água e não ficarão escorregadios.

Também é possível usar papel de parede, por exemplo, de qualquer tipo e versão, pois não haverá vapor de água no banheiro, tornando mais simples a manutenção.

Inclusive, a decoração do lavabo, poderá ser mais ousada, com papéis estampados, cores mais fortes, cubas em formatos diferentes, metais em outras cores – e assim por diante. Lembre-se que essa é uma área destinada as suas visitas e, portanto, precisa imprimir a personalidade dos moradores.

Já se o banheiro social for compartilhado por toda a casa – como um banheiro completo, será preciso pensar com atenção nos revestimentos, como para um banheiro tradicional.

Outras dicas importantes são:

  • Como o banheiro social geralmente é pequeno, invista em espelhos, que dão uma sensação maior de amplitude. O ideal é optar por um espelho grande, que ocupe uma parede inteira, ou um espelho com moldura, rico em detalhes e ornamentos, adicionando personalidade e estilo;
  • Pense em detalhes que tornem o uso do banheiro mais prático e agradável aos visitantes, por exemplo com bandeja com aromatizador de ambientes, jogos extras de toalhas e pequenos mimos;
  • Enfeite o seu banheiro social, aposte em vasos de plantas e quadrinhos para trazer um clima aconchegante e cheio de personalidade;
  • Atenção as cores, por ser um ambiente pequeno, prefira as tonalidades claras que dão ilusão de amplitude;
  • Pastilhas em vidro translúcidas também são boas ideias, porque refletem o brilho da luz e passam a sensação de que o espaço é maior.

E aí, curtiu nossas dicas para compor o banheiro social da sua casa? Conheça os acessórios da Tondo capazes de deixar essa área ainda mais aconchegante e diferenciada!

Entrar

Criar uma conta

Recuperar senha

Esqueceu sua senha? Digite seu e-mail ou usuário. Nós enviaremos um link por e-mail para alteração da senha.

Carrinho 0