Banheiro amadeirado: como investir nessa tendência?

Banheiro amadeirado: como investir nessa tendência?

O banheiro amadeirado é um dos “queridinhos” na internet e também de decoradores e arquitetos. E isso não é por acaso, já que ele traz um toque especial de aconchego e deixa o ambiente com “clima de SPA”.

Nada melhor do que, após um dia cansativo, relaxar no seu banheiro, não é mesmo? Se você está sonhando com um lindo banheiro com detalhes em madeira, veja quantas dicas e ideias separamos!

Por que investir no banheiro amadeirado?

Ainda não tem certeza se a tendência do banheiro amadeirado é para você? Veja algumas vantagens que ela oferece:

  • O revestimento amadeirado é versátil e combina com praticamente todos os estilos;
  • É ideal para quem deseja uma decoração sóbria;
  • Oferece um toque rústico e aconchegante;
  • Dependendo dos demais revestimentos, pode criar um banheiro sofisticado e contemporâneo ou simples e aconchegante;
  • O revestimento amadeirado pode ser usado apenas em alguns detalhes ou como algo mais marcante do banheiro;
  • Pode ser usado em banheiros grandes ou pequenos;
  • O revestimento amadeirado é versátil e pode ser usado em chão ou parede e também na área do box.

Como criar um banheiro amadeirado?

Já está convencido de que o banheiro amadeirado é ideal para seus desejos? O mais recomendável para fazer essa combinação é usar o porcelanato ou a cerâmica que recria madeira.

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de materiais, que recriam madeira de todas as cores, estilos e texturas. E, o mais bacana, é que esses revestimentos podem ser molhados e são fáceis de limpar. Para o piso, a dica é evitar os porcelanatos com acabamento polido, que são mais escorregadios.

Madeira clara

Se o seu banheiro é pequeno, prefira as versões de amadeirados em tons mais claros ou médios. A madeira muito escura pode deixar o espaço prejudicado em termos de iluminação e, assim, torná-lo visualmente ainda menor.

Ponto de destaque

O ideal é usar o revestimento amadeirado como ponto de destaque. Assim, ele pode ser usado em locais estratégicos, como na área da box ou em alguma parede que você deseja destacar, como a próxima ao vaso sanitário.

Marmorizados

O revestimento amadeirado combina muito bem com os marmorizados (que recriam mármore), especialmente os de fundo claro. A dupla traz sofisticação e elegância sem pesar – e inclusive pode ser usada nos banheiros pequenos. Nesse caso, só tome cuidado com os veios do marmorizado, que devem ser menores e mais neutros.

Cores claras

Outra combinação muito em alta é do revestimento amadeirado com outros detalhes em cores claras, principalmente o branco ou o cinza. Se você quer um banheiro mais clean e sofisticado, pode usar uma bancada branca ou detalhes em branco no revestimento do chão e da parede do restante do banheiro.

Caso queira trazer uma pegada mais urbana ou rústica, pode partir para a combinação da madeira com revestimentos cinza ou que lembrem o cimento queimado.

Louças e metais

Para diferenciar ainda mais seu banheiro amadeirado, não se esqueça de pensar com cuidado nas louças e metais. Como a madeira chama bastante atenção, opte por louças mais neutras. Nesse sentido, a louça branca é a mais indicada. Se quiser um toque de modernidade, pode investir em vasos quadrados que estão em alta.

Os metais dependem do estilo do seu banheiro. Para uma pegada mais rústica, os tons de cobre são excelentes. Se deseja algo mais glamoroso, invista nos metais em tons de dourado. Para algo urbano e industrial, os metais em preto são os mais indicados. E se quer algo clean ou mais tradicional, use as versões em aço ou em prata.

Iluminação

A iluminação é fundamental em qualquer banheiro – e no amadeirado isso não é diferente. As luzes certas e bem posicionadas ajudam a valorizar a decoração e o revestimento usado. Para os banheiros pequenos, é possível usar um espelho grande, cobrindo quase toda a parede da bancada – e investir em spots direcionáveis ou fita de LED no espelho.

O LED também pode aparecer nos nichos e prateleiras (que podem ser feitos em madeira, reforçando ainda mais o uso desse material natural).

Plantas

Quer deixar seu banheiro amadeirado com uma pegada mais natural e aconchegante? Os vasos de planta são ótimos nesses casos. É possível usar várias espécies nos banheiros como mini cactos, mini suculentas, mini orquídeas, espada de são Jorge, samambaias, lírio da paz etc. Tudo depende do nível de iluminação natural e ventilação que o seu banheiro oferece.

Os vasinhos podem ser um detalhe a mais na bancada, aparecerem em versões mais sofisticadas e pendentes ou onde sua criatividade permitir.

Todos os estilos

Como a madeira é neutra, ela pode ser usada em diferentes estilos de banheiro. Quem adora algo mais ousado, pode combinar o amadeirado com revestimentos coloridos, já para amantes do estilo rústico, podem usar detalhes em corda, sisal ou ferro, trazendo um “ar de fazenda”.

Os mais urbanos, podem combinar a madeira com cimento queimado e detalhes em preto e quem ama uma decoração contemporânea e mais sofisticada, pode usar a combinação clássica de madeira e mármore.

Se quiser trazer um toque escandinavo, use madeira clara e os demais revestimentos também em tons claros. Os metais em rosé gold são excelentes para esse estilo, bem como o uso de outro detalhes naturais, como os vasos de planta.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como ter um banheiro amadeirado? Aproveite e veja as inspirações de banheiros modernos que separamos!

Entrar

Criar uma conta

Recuperar senha

Esqueceu sua senha? Digite seu e-mail ou usuário. Nós enviaremos um link por e-mail para alteração da senha.

Carrinho 0